Mini Biografia

euMinha graduação foi em física, na Universidade Federal de São João del-Rey (UFSJ), durante o período de 2001 a 2005. Lá atuei como monitor nas disciplinas de mecânica clássica e física geral I. Em 2006 iniciei o mestrado em astrofísica no INPE, o qual finalizei em 2008. Continuei minha trajetória profissional nessa mesma instituição ao cursar o Doutorado em Astrofísica no início de 2008. Durante esse período comecei a me dedicar de forma mais ativa a computação aplicada à astrofísica, no qual implementei um código para o cálculo da taxa cósmica de formação estelar (TCFE) e a produção de ondas gravitacionais geradas pelo colapso de estrelas em buracos negros. O código fonte e instruções de uso do código para o cálculo da TCFE podem ser acessados em http://duducosmos.github.io/pycosmicstar/index.html. Desse tema de pesquisa foram gerados os seguintes artigos:

  1. Stochastic background of gravitational waves generated by pre-galactic black hole”, no qual se obteve um modelo auto consistente para o cálculo da TCFE e a obtenção de um fundo estocástico de ondas gravitacionais geradas pelo colapso de estrelas para buracos negros.

  2. The role of the dark matter haloes on the cosmic star formation rate”, no qual se estudou a relação da distribuição de matéria escura no Universo e o processo de formação estelar em escala cosmológica;

Um outro interesse que segui durante o doutoramento foi o estudo da evolução de buracos negros supermassivos, presente no centro de galáxias, e sua conexão com a TCFE. Esse trabalho foi publicado na forma de um artigo científico de grande relevância na Royal Astronomical Society. Monthly Notices. Letters (2011), com o título “Supermassive black holes: connecting the growth to the cosmic star formation rate”.

Terminei o doutorado em 2012. Após essa fase atuei como bolsista recém doutor junto a Divisão de Sensores do INPE, apesar de ter ficado relativamente pouco tempo nessa área, cerca de seis meses, pude publicar o artigo intitulado “Determining the Fixed Pattern Noise of a CMOS Sensor: Improving the Autonomous Star Trackers Sensibility”, que contém resultados relevantes que foram obtidos durante esse período.

Em 2013 iniciei o meu primeiro pós-doutorado como bolsista FAPESP junto a Divisão de Astrofísica do INPE. Durante essa etapa participei em diversos congressos nacionais e internacionais e fiz colaborações não só na linha de pesquisa principal do projeto como em outras áreas, que foi o caso da cooperação com pesquisadores da divisão de sensoriamento remoto do INPE, que se solidificou através da publicação “A water level relationship between consecutive gauge stations along Solimões/Amazonas main channel: a wavelet approach”. Também colaborei na área de física solar, o que resultou no artigo “Wavelet analysis of CME, X-ray flare, and sunspot series”.

Atualmente sou professor no curso de Ciências da Computação, Faculdade Anhanguera (São José dos Campos), e também ministro treinamentos empresariais na área de computação (Java, UML, Python, etc). Além de atuar como diretor tecnológico (CTO) em uma Start up (www.bustrends.com) na área de computação cognitiva.

A lista completa de artigos e outros trabalhos desenvolvidos ao longo dos últimos anos podem ser acessadas no meu currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/3748594477326830